VER TODAS AS NOTÍCIAS

Cachaça e Scotch Whisky unem esforços para a promoção e proteção mútua

Publicado em 02/12/2016

 Crédito Gláucio Dettmar

Desde 2015, o Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC (entidade privada representativa do setor produtivo da Cachaça) e a Scotch Whisky Association – SWA (entidade representativa do setor produtivo do Scotch Whisky) vêm trabalhando na construção de um Acordo de Cooperação Mútua entre as duas entidades.

O acordo de cooperação entre os setores privados será assinado essa semana por ocasião da visita da Sra. Sarah Dickson, Diretora de Assuntos Globais da SWA ao Brasil e prevê a colaboração em temas como prevenção de práticas comerciais enganosas, promoção do consumo responsável de bebidas alcoólicas, além de promoção e proteção mútua das Indicações Geográficas CACHAÇA e SCOTCH WHISKY.

O Reino Unido e o Brasil possuem tradição na produção de bebidas destiladas e são mercados importantes de consumo.

No caso do Brasil, o país é um mercado prioritário para o Scotch Whisky e representa o oitavo maior mercado de destino das exportações do destilado escocês em volume e o décimo sétimo em valor.

As exportações de Scotch Whisky em 2015 totalizaram 56 milhões de libras esterlinas ou pouco mais de 32 milhões de litros.

Em relação ao nosso destilado tipicamente brasileiro, o Reino Unido também é um mercado prioritário para as exportações de Cachaça.

Do total de US$ 13 milhões exportados de Cachaça em 2015, 4,83% foram destinados para o Reino Unido, fazendo com que o país seja o nono principal destino das nossas exportações.

A expectativa é que a assinatura do acordo de cooperação mútua possa, no futuro, ajudar no aumento de participação de mercado, no Brasil e no Reino Unido, destes dois destilados típicos.

Uma celebração prévia da assinatura do Acordo de Cooperação Mútua foi realizada na última quinta-feira (01.12.2016), em um coquetel realizado na Embaixada Britânica e que foi oferecido pelo Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC) e pela Scotch Whisky Association (SWA).

Link da notícia